Por Marina Lahr
Primeiro casal de Mestre-Sala e Porta-Bandeira da Tom Maior, Jairo Silva e Simone Gomes celebram 25 anos de parceria no samba da escola no próximo dia 21 de fevereiro. A data marca também o desfile da agremiação nascida no Sumaré pelo grupo Especial do Carnaval 2020.
Casados há quase 30 anos, a dupla se prepara para defender mais uma vez o pavilhão vermelho e amarelo num desfile que vem recheado de simbolismos. Em entrevista exclusiva à equipe da SASP, o casal comentou a longa parceria e comemorou a oportunidade de poder representar mais uma vez a entidade paulistana.
“Nos sentimos honrados, é claro. Sempre tivemos muita determinação em tudo o que fazemos e a parceria é boa porque nos focamos a cada ano mais em representar bem a Tom Maior na avenida. Queremos (nesses 25 anos) fechar mais um carnaval com chave de ouro e garantir os quarenta pontos”, afirma Jairo.
Companheiros na dança e na vida, os dois mostraram no primeiro ensaio técnico da Tom no Anhembi – que ocorreu na última sexta-feira (31) – a sintonia e o bailado que já foram premiados com a nota máxima em muitos carnavais. “Somos um casal tradicional e procuramos seguir de acordo com o que a pontuação pede. Mas também estamos sempre tentando trazer coisas novas, ao mesmo tempo em que mantemos a nossa cumplicidade”, explica o sambista.
Se engana quem pensa, dessa forma, que os ensaios não se fazem mais necessários para o casal depois de tantos anos na passarela do samba.
“Cada desfile ainda parece o primeiro, mas algumas coisas que antes não existiam começam a pesar em nós com o tempo – como a nossa idade, por exemplo. Nós ficamos mais cautelosos, mas sempre procurando vir dentro do que pede o regulamento, o quesito, e exaltando a nossa tradição – e isso exige preparação. Ensaiamos constantemente e com persistência para que no dia do carnaval dê tudo certo”, reflete Simone.
Com o enredo “É coisa de Preto”, a Tom Maior leva para a avenida este ano a exaltação da negritude, da resistência e da luta por igualdade do povo negro. O casal afirma que a escolha da temática – de responsabilidade do carnavalesco André Marins – deixa a comemoração das bodas de prata carnavalesca ainda mais especial.
“É, sem dúvida, um enredo muito forte, e também muito bonito e significativo. Nos sentimos completamente representados”, comemora Simone. “É muito especial, é coisa de preto!”, completa Jairo.
O casal retorna com a Tom Maior para mais um ensaio preparatório no Sambódromo no próximo dia 9 de fevereiro, às 19h15.