Home > Carnavais > Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de enredo

Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de enredo

Spread the love

Por Antonio Júnior

Foto: Felipe Araujo/LIGA-SP

Na terceira matéria da série Quesito a Quesito chegou a hora de falar sobre o que diz o manual do julgador no quesito Enredo. Lembrando que o manual é aplicado na avaliação dos desfiles dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2.

Como o quesito é formado?

É o conteúdo em que a narrativa se constrói. Podendo ser linear (seguindo uma sequência cronológica) ou não-linear (sem cronologia), o quesito é o que dá origem à montagem de desfile de uma agremiação. A escola tem total liberdade para construir e desenvolver o enredo que quiser, não cabendo ao jurado punir a agremiação por um merchandising (seja explícito ou não) na concepção do enredo. Base para todo o desfile, é a partir do enredo que nascem o samba, as fantasias, os carros e todo o conjunto de um desfile da agremiação.

Quais são os pontos de avaliação e como são analisados?

No quesito enredo, são dois os pontos de avaliação: roteiro e concepção/execução.

Na avaliação de roteiro, avalia-se a proposta do desfile em sua sequência. Não pode haver, de maneira alguma, inversão de alas, alegorias, destaques de chão, grupos coreógrafos e elementos alegóricos que não estejam previstos na montagem de desfiles entregue aos jurados.

Já no ponto de avaliação de concepção e execução, o papel do jurado é avaliar se o desenvolvimento da sinopse atinge com coerência o tema central do enredo e se execução plástica apresentada passa a leitura do enredo proposto.

Caso haja desconto na avaliação, como será feito?

Roteiro: 1 a 3 problemas de roteiro (perde 0,1), 4 a 6 problemas (0,2), 7 a 9 problemas (0,3), 10 a 12 problemas (0,4), 13 ou mais problemas (0,5);

Concepção e Execução: 1 problema de leitura (0,1), 2 problemas de leitura (0,2), 3 problemas de leitura (0,3), 4 problemas de leitura (0,4), 5 ou mais problemas de leitura.

Lembrando que…

Os jurados receberão as fotos e a defesa das fantasias das alas de enredo, exceto as alas de ações justificadas. No quesito enredo, não são avaliados: Comissão de Frente; Casal de Mestre Sala e Porta Bandeira com o pavilhão oficial; diretoria; mestre e diretores de bateria, pandeiristas, rainhas, madrinhas, princesas e musas de bateria; Time de canto; Integrantes da equipe técnica da agremiação; Velha guarda (caso não esteja inserida no enredo) e Ala de convidados (que sempre devem fechar o desfile de uma agremiação).

A bateria também está excluída dessa análise, uma vez que não possui posição fixa no desfile. Destaques de chão e alas de ações justificadas só serão avaliadas no ponto de roteiro.

Confira outras matérias da série Quesito a quesito que já foram publicadas:

Bateria
Samba-enredo

Botequim da SASP