Home > Carnavais > Carnaval 2018 > Por dentro dos Enredos: Império irá exaltar o povo na Avenida para buscar o quarto título

Por dentro dos Enredos: Império irá exaltar o povo na Avenida para buscar o quarto título

Spread the love

Na décima segunda reportagem da série Por dentro dos Enredos, vamos conhecer um pouco mais sobre o que uma das caçulas do carnaval paulistano irá levar para a Avenida no carnaval 2018. Dona de três títulos da elite da folia de São Paulo, a Império de Casa Verde promete utilizar a histórica Revolução Francesa para falar sobre o caos político no Brasil e exaltar o povo, tão combalido pela ambição e pelas falcatruas do nosso sistema político.

Desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, o enredo do Tigre Guerreiro da Zona Norte vai usar a obra francesa Os Miseráveis, de Victor Hugo, para exaltar o povo na Avenida, por suas lutas e ideais. Em um momento da sociedade brasileira onde o povo tem acompanhado através dos noticiários os inúmeros escândalos vindos da capital federal, a ideia da Império é justamente coroar esse povo na Avenida, para que ao menos nos dias de folia, seja ele povo o grande centro das atenções.

Na utilização de Os Miseráveis como pano de fundo, a Império começa seu enredo perguntando-se justamente qual o papel do povo na história. No conto francês, o povo era menosprezado pela monarquia tal qual atualmente no cenário nacional, onde a monarquia é o poder legislativo e executivo. A injustiça e a corrupção, problemas daquele e do atual momento e a insatisfação do povo com tal cenário também serão retratados.

A conquista dos direitos através da manifestação das ruas, como ocorreu na Revolução Francesa será retratado no Anhembi. Por fim, o desejo de uma sociedade mais justa, com mais oportunidades e sem corrupção serão o foco do desfile da Império. Onde o camponês do passado, hoje classe trabalhadora de uma sociedade capitalista como a brasileira, tenha condições de chegar ao poder e desfrutar de tudo o que lhe é de direito.

Com o enredo O povo, a nobreza real”, desenvolvido pelo carnavalesco Jorge Freitas, a Império de Casa Verde será a segunda escola a desfilar no sábado de carnaval, no Sambódromo do Anhembi. A Azul e Branca vai em busca de seu quarto título do Grupo Especial, onde está de forma ininterrupta desde 2003 e conquistou os campeonatos de 2005, 2006 e 2016.

Nesta quinta-feira, 9, a série “Por dentro dos Enredos” continua. Será a vez de conhecer um pouco mais sobre o que a Mocidade Alegre levará para a Avenida no próximo carnaval.

Botequim da SASP