Home > Carnavais > Carnaval 2022 > Liga-SP funda departamento de velha-guarda e baluartes

Liga-SP funda departamento de velha-guarda e baluartes

Spread the love

Em 2021, a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo funda o Departamento de Velha-guarda e Baluartes do Carnaval paulistano. O novo braço da organizadora dos desfiles das escolas de samba é idealizado pelo presidente Sidnei Carriuolo e já nasce com a responsabilidade de preparar a abertura do Carnaval SP 2022, com um desfile composto por todos os baluartes das 34 agremiações filiadas.

Neste primeiro momento, estão à frente do projeto os senhores Mercadoria, Fernando Penteado, Landão, Zulu, Borrão e Arnaldinho. O grupo se reúne com presidentes e representantes das velhas-guardas de todas as escolas de samba periodicamente e já convocou cantores e músicos para estruturar o carro de som do projeto que vai abrir os desfiles no próximo ano. “Estamos convidando todos da cidade de São Paulo a participarem desta abertura. Pela primeira vez no Brasil, as velhas-guardas das escolas de samba vão abrir um desfile de Carnaval, vai ser sensacional, pode ter certeza”, garante Raimundo Pereira da Silva, conhecido no samba como Mercadoria.

De acordo com Fernando Penteado, o clima entre os sambistas é de entusiasmo: “Está tendo uma confraternização muito boa, uma aceitação melhor do que a gente esperava. Parabéns para o nosso presidente Sidnei por essa grande iniciativa para o samba de São Paulo”.

A retomada da Academia dos Baluartes do Carnaval paulistano é outro projeto do novo departamento para 2022, ressalta Mercadoria: “Nós já estamos preparando, temos 36 cadeiras, e nessas 36 cadeiras vai o nome de todos os baluartes”.

O grupo está ensaiando, a princípio, com a Batucada de Nego Véio, na Vila Esperança. Em 2022, se apresenta abrindo os caminhos para a retomada do Carnaval no sambódromo do Anhembi, depois de um 2021 silencioso.

Fonte: LIGA-SP | Foto: LIGA-SP

Botequim da SASP