Por Antonio Júnior
Fotos: Igor Cantanhede/SASP e Felipe Araujo/Liga-SP
Já chegando na reta final da temporada de ensaios técnicos no Sambódromo do Anhembi, seis escolas de samba realizaram seus últimos treinos no Polo Cultural visando os desfiles deste ano. Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel, Estrela do Terceiro Milênio, Leandro de Itaquera, Morro da Casa Verde e Uirapuru da Mooca se apresentaram entre o fim da tarde e o fim da noite do último sábado (2) e fizeram bons ensaios. Com exceção da Uirapuru (que só teve um técnico na temporada), as outras agremiações pisaram no Anhembi pela segunda vez e mostraram evolução em comparação às primeiras apresentações.
Módulo musical se destaca nos treinos de Vila Maria e Gaviões
Duas únicas agremiações do Grupo Especial a ensaiarem na noite do sábado, Vila Maria e Gaviões da Fiel mostraram evolução com relação ao primeiro ensaio geral e tiveram como destaques suas respectivas alas musicais e baterias.
Fechando a noite de técnicos, a Unidos de Vila Maria apresentou um contingente aparentemente ainda maior em comparação ao primeiro ensaio. Embalados pela ala musical capitaneada por Wander Pires e pela Cadência da Vila, bateria comandada pelo Mestre Rodrigo Moleza, os componentes da Vila Mais Famosa apresentaram boa evolução no quesito Harmonia, com o canto ainda mais forte e constante.
Outro ponto positivo do treino da Vila foi a boa apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Edgar Carobina e Lais Moreira, que ostentaram muito bem o pavilhão da Verde, Azul e Branco. Com o enredo O mundo precisa de cada um de nós, desenvolvido pelo carnavalesco Cristiano Bara, a Unidos de Vila Maria será a quinta escola a desfilar pelo Grupo Especial, no dia 22 de de abril.
Também em seu segundo ensaio geral no Sambódromo, os Gaviões da Fiel fizeram um bom treino visando o desfile oficial. Em comparação ao primeiro ensaio, o contingente da escola da torcida corinthiana foi maior e cantou de forma mais constante durante a passagem pelos 530m da pista do Anhembi.
Assim como já foi visível no primeiro ensaio, a ala musical dos Gaviões mostra uma evolução digna de destaque. Comandados por Ernesto Teixeira e pelo diretor musical da agremiação, Rafa do Cavaco, os músicos (cantores e time de cordas) mostram-se cada vez mais entrosados e com alto nível de musicalidade. Comandada por Mestre Ciro Castilho, a bateria Ritimão realizou mais uma boa apresentação, contribuindo para o bom rendimento do samba ao longo da avenida. Com o enredo Basta!, os Gaviões serão a segunda agremiação a desfilar pelo Grupo Especial, no dia 23 de abril.
Terceiro Milênio faz ensaio em altíssimo nível
Um ensaio de gente grande! Assim pode ser definido o ensaio de alto nível realizado pela Estrela do Terceiro Milênio no Anhembi. Após um bom primeiro treino, a escola do Grajaú mostrou evolução ainda maior e fez um dos melhores ensaios da temporada. A escola, que prestará homenagem às mulheres do samba em seu desfile oficial, trouxe Eliana de Lima no tripé de abertura do ensaio e contagiou o público presente com a força do canto de sua comunidade.
É preciso destacar também a boa apresentação de Grazzi Brasil no microfone principal da agremiação. A intérprete, que fará jornada dupla no carnaval 2022 cantando no Paraíso do Tuiuti (no Rio), mostrou muita segurança e encantou o público presente. Além de Grazzi, é preciso destacar a musicalidade de seu time de apoios, coordenado por Rodrigo Schumacker.
A bateria Pegada da Coruja, do mestre Vitor Velloso, também se apresentou bem e brindou o público presente na Monumental do Anhembi com um “apagão” de uma passada inteira do samba, fortemente cantado pelos ritmistas e por todos os componentes. Com o enredo Ô abre alas que elas vão passar, desenvolvido pelo carnavalesco Murilo Lobo, a Estrela do Terceiro Milênio será a quinta escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, no dia 21 de abril.
Sambas se destacam nos treinos de Leandro e Morro
Com dois sambas reconhecidamente entre os melhores do carnaval paulistano em 2022, Leandro de Itaquera e Morro da Casa Verde tiveram neste quesito (samba-enredo) seus pontos de destaque na noite de sábado. A Vermelho e Branco da Zona Leste viu o rendimento do canto de seus componentes apresentar evolução em comparação ao primeiro técnico, com destaque para mais uma boa apresentação da ala musical comandada por Hudson Luiz.
Vale destacar ainda a boa apresentação do primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira da Leandro, formado por José Luis e Juliana, mostrando sincronia e boa desenvoltura. Com o enredo No ecoar dos tambores e no feitiço da Leandro – De Dahomé às terras de encantaria – O cortejo da rainha Jeje e os segredos de Xelegbtá, desenvolvido pelo carnavalesco Amarildo de Mello, a Leandro será a sétima escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, no dia 21 de abril.
Ensaiando ainda no fim de tarde, o Morro também apresentou melhora com relação ao quesito harmonia, em comparação ao primeiro treino. Com bom desempenho da bateria, comandada por mestre Marcel, e da ala musical liderada por Juninho Branco, a Verde e Rosa fez um bom treino. Enfrentando o forte vento do começo da noite no Anhembi, o casal de mestre-sala e porta-bandeira da escola, Leonardo e Mariana, executou muito bem os movimentos e fez também uma boa apresentação.
Com o enredo Sob a Proteção de Oxalá, Festa no Terreiro de Bambas para Caçador, Curandeiro e Padroeiro, desenvolvido pelo carnavalesco Babu Energia, a verde e rosa será a primeira escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 1, na quinta-feira, 21 de abril.
Estreia de Vaguinho embala ensaio da Uirapuru
Ainda no fim da tarde de sábado, abrindo os ensaios no Polo Cultural, a Uirapuru da Mooca contou com a estreia de uma das vozes mais conhecidas do carnaval paulistano em seu carro de som. Com passagens importantes por Mancha Verde, Vai-Vai, Leandro de Itaquera e Mocidade Alegre, o intérprete Vaguinho comandou pela primeira vez um ensaio técnico na escola da Mooca. Ao lado de Ivanzinho, o cantor mostrou-se entrosado com o time e foi o destaque do treino da Azul e Amarelo. Com o enredo O Uirapuru canta os encantos da noite, a Uirapuru será a terceira escola a desfilar pelo Grupo de Acesso 2, no dia 16 de abril.
Ensaios continuam neste domingo
Mais cinco agremiações treinam neste domingo (3) no Sambódromo do Anhembi. A partir das 16h45, Pérola Negra, Primeira da Cidade Líder, Acadêmicos do Tucuruvi, Mocidade Unida da Mooca e Independente Tricolor fazem seus ensaios visando os desfiles do carnaval de 2022. Você acompanha tudo nas redes sociais da SASP – Facebook, Instagram e YouTube (@saspcarnaval) e em sasp.com.br.