No último dia 23/2/2021, em sessão da Câmara de São Paulo, o Carnaval foi pauta de debate entre os vereadores. Milton Leite respondeu à indagação sobre verba e realização do Carnaval, e apresentou os argumentos do porque a cidade de São Paulo considera o Carnaval um evento importante economicamente, culturalmente e turístico.
“Existe um contrato entre a prefeitura da Cidade de São Paulo e a Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. O Carnaval é exercido o ano inteiro. O Carnaval para 2021 era Fevereiro e foi adiado para Julho, com o contrato previamente ajustado e suspendeu por conta do adiamento. As escolas contrataram serviços e bens e materiais, para cumprir o contrato para Julho. ” explicou Milton.
A LIGA-SP soltou em suas redes, um comunicado, reafirmando as palavras do vereador Milton Leite.
Diversas agremiações começaram e seguem o trabalho de produção de Carnaval, seguindo os protocolos de segurança e saúde contra o novo coronavirus, gerando emprego direto e indireto a cadeia produtiva do carnaval, bem como, giro econômico com fornecedores de materiais e bens. “Carnaval das escolas de samba funciona o ano todo, com artistas, costureiras, artesões e outros que preparam o carnaval. Carnaval não é pizzaria”, enfatizou Milton.
Milton Leite também explicou o investimento do Carnaval que retorna uma renda alta com giro de economia e geração de empregos. “Este evento é um investimento para a cidade de São Paulo. O retorno do Carnaval para a cidade é de 2 bilhões de reais por ano. Ninguém fará o evento durante pandemia, porém assim que retornar, a cidade precisa retomar comércio, serviço e outros que o carnaval claramente ajuda a impulsionar com essa renda.”
Recentemente a LIGA-SP publicou alguma ações para o controle da pandemia, como orientações, uso de mascaras e álcool-gel e realização de exames de detecção do virus.
Além da produção do Carnaval, as escola de samba tem tido diversas iniciativas durante a pandemia, com as ações sociais, como produção de máscaras para doação, doação de cestas básicas, doação de gás de cozinha e manutenção de renda e empregos para seus colaboradores/profissionais.