Home > Carnavais > Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de fantasia

Quesito a quesito 2020: saiba como será o julgamento de fantasia

Spread the love

Por Antonio Júnior

Na penúltima matéria da série Quesito a Quesito, a SASP conta para você como o manual do julgador está definido para o quesito fantasia. Lembrando que o manual é aplicado na avaliação dos desfiles dos grupos Especial, Acesso 1 e Acesso 2.

Como o quesito é formado?
Transformando em realidade as ideias dos carnavalescos, as fantasias são parte fundamental de um desfile de escola de samba. Diversos fatores são avaliados na composição da nota do quesito fantasia e para conferir se tudo o que está sendo apresentado pela escola é fidedigno à proposta da agremiação, os jurados recebem uma pasta para orientação do julgamento.

Quais sãos os pontos de avaliação?

Uniformidade: é a apresentação da fantasia conforme a foto que consta na pasta de jurados. Os adereços de mão, sapatos, chapéus, tornozeleiras, braceletes, perucas, costeiros, biquínis, den soutiens, shorts, meias e outros objetos trazidos pelos componentes são parte da Fantasia. A divergência destes elementos deverá ser penalizada.

O Jurado também deverá punir a presença de elementos estranhos à fantasia, como celulares, câmeras fotográficas e bolsas, sendo permitido aos componentes o uso de quaisquer óculos.

Observação: dentro das Alas de enredo poderão haver fantasias e ou personagens diferentes que deverão ser justificados na pasta de jurados pela Escola de Samba.

Acabamento: problemas de acabamento das fantasias, como, por exemplo, tecidos rasgados, adereços quebrados, saiotes arqueados, sapatos danificados, tornozeleiras caídas, braceletes quebrados etc.

Realização: o jurado deverá avaliar se as fantasias apresentam variações diferenciadas de formas, cores e adereços, mantendo qualidade em todo o seu desfile. Obs.: Podendo ser um desfile monocromático.

Lembrando que…

O jurado não deverá levar em consideração quesitos inerentes ao que ele julga e não são consideradas para a avaliação as seguintes alas/departamentos: Comissão de frente, casal de Mestre Sala e Porta Bandeira que estiver portando o pavilhão oficial da Agremiação, Diretoria da Agremiação, Mestre e Diretores de Bateria; Integrantes da Equipe Técnica da Agremiação, como Diretores e Apoios de Harmonia, Diretores de Alegoria, Disciplina e Evolução, Coordenadores e Chefes de Ala; Time de Canto; Componentes que desfilem sobre Alegorias; Velha Guarda (caso não venha inserida no Enredo); Ala de Convidados; Ala de portadores de dificuldades especiais e seus condutores e Alas de ações justificadas.

Confira outras matérias da série Quesito a quesito que já foram publicadas:

Bateria
Samba-enredo
Enredo
Comissão de frente
Harmonia
Mestre-sala e porta-bandeira
Evolução

Botequim da SASP